Líder da Bancada do PSDB reforça importância dos investimentos viários
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  • 24/05/2022

Líder da Bancada do PSDB reforça importância dos investimentos viários do governo do Estado e das concessões de rodovias

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Nos últimos trinta anos a população do Rio Grande do Sul sofreu com as carências de infraestrutura rodoviária. Essa foi a avaliação feita pelo deputado estadual Mateus Wesp, líder da Bancada do PSDB, na Assembleia Legislativa. Diante desse quadro, Wesp usou o espaço de liderança do partido, na sessão plenária desta terça-feira (24), no Parlamento, para reforçar o papel dos deputados na aprovação de reformas estruturais propostas pelo governo do Estado, que possibilitaram o aporte financeiro de quase R$ 2 bilhões para investimentos em rodovias.

O deputado ressaltou que mesmo diante do grande volume de recursos destinados à malha rodoviária gaúcha, o poder público deverá estabelecer concessões com a iniciativa privada para suprir as deficiências que se acumularam por décadas no setor. “O governo, sozinho, não terá condições de aportar todos os recursos necessários para colocar a malha rodoviária estadual no patamar de eficiência, segurança e qualidade que os gaúchos esperam e merecem. É imprescindível o aporte de recursos da iniciativa privada”, observou.

Por essa razão, Wesp saudou a aprovação por parte da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) do edital de licitação para a concessão das estradas do Bloco 02, que abrange importantes rodovias. O deputado citou como exemplo rodovias da sua região de origem, como a RS-135, que liga Passo Fundo a Erechim, e a RS-324, que liga Passo Fundo a Marau, Casca e Nova Prata. “O edital prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões ao longo do período de concessões, que incluem a duplicação, dentre outros, de todo o trecho rodoviário ligando Passo Fundo, Erechim e Marau. Ao todo, serão 306 quilômetros de duplicações, além da construção de 31 novos viadutos e pontes”, comemorou. 

Sobre a cobrança de pedágio nas rodovias concedidas, Wesp destacou que o edital aprovado pela AGERGS prevê diversos mecanismos para assegurar a modicidade tarifária. “Além disso, apresentei aqui na Assembleia um projeto de lei (PL 25/2022) que procura reduzir o valor das tarifas para os moradores das cidades onde há praça de pedágio. Na proposta, os moradores dessas cidades devem pagar uma tarifa menor, proporcional ao uso que fizerem da estrada pedagiada, e sem precisar parar na cancela, pois se prevê a adoção do sistema de livre-passagem (free-flow), com a cobrança sendo efetuada por tags eletrônicos”, explicou.

Wesp disse, ainda, que o salto qualitativo em termos de tempo de deslocamento e segurança viária será enorme a partir dos investimentos anunciados pelo Estado e a partir das concessões. “Isso colocará o noroeste gaúcho e demais regiões do Estado em um novo patamar de atratividade para investimentos econômicos, além, é claro, do benefício direto à população que se desloca pelas rodovias”, concluiu.

Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)

Foto: Celso Bender | Agência AL/RS

Por Equipe Wesp